top of page

Dentre as pesquisas em desenvolvimento pelo CREPE, estão:

 

Avaliação do comportamento mecânico de ligações metálicas em alvenarias, utilizando modelagem computacional.

Início: 2016

Esta pesquisa objetiva dar seguimento ao projeto desenvolvido pela Prof. Rosana Muñoz no pós-doutorado, financiado pela CAPES, e intitulado Avaliação do comportamento físico e mecânico da ligação entre escoramento metálico e alvenarias antigas, no ano de 2015, na Universidade do Minho, em Guimarães, Portugal. Conta com o mestrando Michel Franklin de Almeida Lopes, aluno regular do Mestrado em Engenharia de Estruturas, com a coorientação do Prof. Dr. Alex Alves Bandeira e com o apoio do LABSIN - Laboratório de Simulação Numérica.

 

Reforço de alvenarias antigas com a utilização de fibras naturais.

Início: 2017

Esta pesquisa compreende a realização de ensaios experimentais e modelagem computacional de protótipos de paredes reforçadas com fibras naturais. É desenvolvida pelo mestrando Caio César de Santana Müller, aluno regular do Mestrado em Engenharia de Estruturas e bolsista FAPESB.

 

Estudo da influência da composição granulométrica da areia nas propriedades de argamassas para restauro.

Início: 2017

Nesta pesquisa objetiva-se identificar o tipo e a granulometria da areia mais adequada para utilização em argamassas destinadas a intervenções restaurativas. Vinculada ao PPG-AU, esta investigação é desenvolvida pela mestranda Valdicléia de Oliveira Ferreira, bolsista CNPq, e pela aluna da graduação em Arquitetura e Urbanismo Marina Nobre Cerqueira, bolsista de iniciação à pesquisa PIBIC-UFBA. Conta com a colaboração do Prof. Dr. Mário Mendonça de Oliveira.

 

Vibrações em edificações antigas no Centro Histórico de Salvador.

Início: 2018

Esta pesquisa objetiva avaliar a influência de vibrações decorrentes de altos sons e tráfego de veículos em edificações antigas do Centro Histórico de Salvador. Vinculada ao PPG-AU, é desenvolvida pela mestranda Juliana Evaristo dos Santos e pela aluna da graduação em Arquitetura e Urbanismo Letícia Fróis, bolsista de iniciação à pesquisa PIBIC-UFBA.

 

Restauração estrutural do Palácio de Conde de Assumar em Mariana-MG

Início: 2018

Pesquisa desenvolvida no MP-CECRE pelo mestrando Guilherme de Oliveira Walter, bolsista FAPESB.

bottom of page