top of page

O Grupo de Pesquisa CREPE – Conservação e Reabilitação Estrutural do Patrimônio Edificado tem como objetivo realizar investigações sobre avaliação da estabilidade estrutural de construções do patrimônio edificado, propondo soluções tecnológicas inovadoras de consolidação e/ou restauração estrutural, de forma a minimizar o impacto visual da intervenção. Abordam-se aspectos relativos a materiais, tecnologia construtiva e sistemas estruturais, assim como análises estáticas e dinâmicas para o entendimento do comportamento do edifício. Os objetos principais de estudo são edificações antigas, construídas, principalmente, em alvenarias, que compõem o patrimônio arquitetônico edificado.

O CREPE está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PPG-AU/UFBA), na Linha de Pesquisa Ciência e Tecnologia da Conservação e do Restauro; ao Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE/UFBA), na Linha de Pesquisa Tecnologia da Conservação e do Restauro, e ao Mestrado em Engenharia de Estruturas, da Escola Politécnica (PPEE/UFBA), na Linha de Pesquisa Reabilitação Estrutural.

O CREPE está localizado no 2º andar da Escola Politécnica da UFBA, nas instalações do laboratório do NTPR – Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração. O Grupo de Pesquisa conta com as instalações físicas e os equipamentos do NTPR – Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração, além do Laboratório de Estruturas Timoshenko e do CETA – Centro Tecnológico da Argamassa, todos localizados na Escola Politécnica e parceiros das atividades desenvolvidas.

 

Pelo seu caráter multidisciplinar, possui outros apoios, como dos laboratórios de Física Nuclear e de Química na realização de ensaios relativos a Fluorescência de Raios-X, Difratometria de Raios-X e Microscopia Eletrônica de Varredura.

bottom of page